RDPoesias no Ar! - Lelival da Playlist RADIOJOVEM

Bem-vindo, e-mail é lenivalnunes@hotmail.com

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Asilo da Europa? - Por Humberto Pinho da Silva

ASILO DA EUROPA ?


Por Humberto Pinho da Silva


Acabara de ler, no meu periódico: cinquenta mil aposentados franceses, manifestaram o desejo de virem viver para Portugal, para poderem ter fim de vida mais feliz, quando Silvério - velho amigo de meu pai, - entrou na confeitaria da baixa, onde saboreava o  cafezinho.
Curvado, olhos baixos, passos incertos, amparado ao guarda-chuva, de haste de madeira, este intimo amigo de meu pai, após o formalistico: “ boa-tarde”, pediu-me licença para se sentar à minha mesa.
Já não sou jovem, mas Silvério podia ser meu pai. Como fui educado a respeitar os mais idosos, aconcheguei-me para a parede, permitindo assim, que pudesse sentar-se mais à vontade.
Como não havia assunto, e para não escutar habituais lamúrias de achaques da velhice, contei-lhe a noticia que acabara de ler. A resposta foi pronta e enérgica:
- “ Estamos transformados no asilo da Europa! …”
Como argumentasse que era bom: porque vêem divisas. Abespinhou-se, e, atirando-me olhos de indignação, acrescentou:
- “ Somos o asilo dos velhos da Europa e o hotel e restaurante dos jovens! …”
E continuou:
- “ Repara, meu velho: meu pai dizia: No tempo da monarquia era uma vergonha. Veio a República, e até os cidadãos venderam para a Grande Guerra!... Chegou Salazar: deu-nos paz e liberdade de circular pelas ruas, sem ser assaltado, mas…os salários eram magrinhos! …Surgiu a liberdade…
“Pensávamos todos, que acabaria a miséria; mas o que se vê?!
“ Mais miséria!... Salários baixos; e as reformas não sobem! …Só o salário mínimo… – dizem… Em breve todos receberemos o salário mínimo! …
“A Europa despejou milhões! A nação ficou melhor: mais rica; mas o povo?! Ficou na mesma ou ainda pior…Os velhos nem dinheiro têm para se recolherem num lar! …; e os novos, se querem vida folgada, têm que ir para fora! …
“ Gasta-se fortunas para financiar o ensino. Para quê? Se, obtido o diploma, partem para longe! …”
Como lhe dissesse que dias melhores virão. Que está a melhorar…Repostou de imediato:
- “ Isto não tem emenda! Foi, e sempre será, terra que não interessa a ninguém! …
“ Diziam que a culpa era da “ direita”…Veio a “esquerda”…Recebeste aumento?! Eu recebi míseros euros, que eram parte do que me roubaram há cinco anos! …
“ Entretanto tudo subiu: gasolina, electricidade…IMI… – parece que ser proprietário é crime! - Tudo…Tudo sobe!
“ Os da “ esquerda” pregam uma coisa, mas chegados ao poder… é o que se vê! …Até ficam mudos! …Bem dizia meu pai: “ Querem conhecer o vilão, mete-lhe a vara na mão! …”
Tentei consolar o Silvério:
- “ As coisas vão melhor! Estão a melhorar! …Portugal tem futuro! …”
Mal pronunciei “ futuro”, replicou de olhos esgazeados:
- “ Desde menino que ouço essa treta: Portugal, como o Brasil, são países de futuro; mas nunca do presente! …”
Desisti. Tentei dar outro rumo à conversa. Falei de Futebol, da Fifa, dos Jogos Olímpicos, de novelas televisivas…; tudo que anestesia os ânimos exaltados…
E Silvério saiu de cara desanuviada, e até com sorriso de felicidade nos lábios.

Nada há melhor para amainar pessoas nervosas, do que o Futebol e o Carnaval. É remédio santo: já os imperadores romanos sabiam…

Nenhum comentário:

Postar um comentário