RDPoesias no Ar! - Lelival da Playlist RADIOJOVEM

Bem-vindo, e-mail é lenivalnunes@hotmail.com

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Noticias do Blog do Planalto direto de Brasilia-DF


Posted: 09 Jun 2016 02:15 PM PDT
Temer dá posse ao novo presidente do Banco Central Ilan Goldfajn Foto: Beto Barata/PR
Temer dá posse ao novo presidente do Banco Central Ilan Goldfajn. Foto: Beto Barata/PR
O presidente em exercício, Michel Temer, empossou, na tarde desta quinta (9), o economista Ilan Goldfajn para a presidência do Banco Central. A cerimônia aconteceu no Palácio do Planalto.
A indicação do nome de Goldfan foi aprovada na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal (CAE), na última terça-feira (7), por 19 votos a favor e 8 contra.
Na sabatina no Senado, Goldfajn disse que levará a inflação para a meta – ou seja, reduzir o custo de vida para uma taxa de 4,5%. No acumulado de 12 meses até abril, esse índice estava em 9,28%. “Retribuirei a confiança em mim depositada”,afirmou.
Goldfajn ainda afirmou que, ao atingir a meta de inflação, vai contribuir para a recuperação do crescimento econômico sustentável e para o progresso social do País, “com benefícios para todas as camadas sociais, especialmente as menos favorecidas, que sofrem mais com a perda do poder de compra da moeda”.
Confira o perfil:
Ilan Goldfajn é economista, com mestrado pela PUC-Rio e doutorado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Atuou como consultor de organizações internacionais (como Banco Mundial, FMI e Nações Unidas), do governo brasileiro e do setor privado.
Exerceu o cargo de diretor de Política Econômica do Banco Central do Brasil entre 2000 e 2003. Atualmente é diretor do Centro de Debates de Políticas Públicas (CDPP). Foi também diretor do Instituto de Ensino e Pesquisa em Economia da Casa das Garças (IEPE-CdG), entre 2006 e 2009, sócio-fundador da Ciano Consultoria (2008 e 2009).
Goldfajn foi ainda sócio-fundador e gestor da Ciano Investimentos (2007-2008) e sócio da Gávea Investimentos (2003-2006), onde foi responsável pelas áreas de pesquisas macroeconômicas e análise de risco.
Em 1999, ingressou no Departamento de Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), atuando até o final de 2008 como professor do Curso de Mestrado em Finanças Internacionais e em Macroeconomia.
Entre 1996 e 1999, trabalhou no Fundo Monetário Internacional (FMI) e, no período de 1995-1996, foi professor assistente na Universidade de Brandeis, em Massachusetts. Foi membro do Conselho de Administração da Cyrela Commercial Properties de abril de 2007 a abril de 2013. Para assumir a presidência do Banco Central, deixa o posto de economista-chefe e sócio do Itaú Unibanco.
Fonte: Portal Brasil
Veja a galeria de fotos da posse do presidente do Banco Central
Posted: 09 Jun 2016 04:03 AM PDT
selo_agenda_aA agenda do presidente em exercício Michel Temer inicia-se na manhã desta quinta-feira (9) em uma reunião às 10h, no Palácio do Planalto, com os deputados Antonio Imbassahy (PSDB/BA), Pauderney Avelino (DEM/AM), Paulo Foletto (PSB/ES), Rubens Bueno (PPS/PR). Em seguida, às 10h30, se encontra com o governador do Tocantins, Marcelo Miranda; e às 11h, com o governador do Pará, Simão Jatene.
Pela tarde, às 17h, Temer dá posse ao novo presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn.
*Agenda sujeita a alterações ao longo do dia. Para atualizações, acesse o Portal Planalto.
Posted: 08 Jun 2016 04:46 PM PDT
Antes da reunião no Itamaraty, o embaixador Loizaga se encontrou com o presidente interino Michel Temer no Palácio do Planalto. Foto: Beto Barata/PR
Antes da reunião no Itamaraty, o embaixador Loizaga se encontrou com o presidente interino Michel Temer no Palácio do Planalto. Foto: Beto Barata/PR
Uma ponte ligando o Brasil e o Paraguai será construída sobre o Rio Paraguai, permitindo o transporte entre as cidades de Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul, e Carmelo Peralta, no lado paraguaio. Os serviços aéreos disponíveis entre os dois países também serão intensificados, para facilitar o fluxo de passageiros e cargas.
O anúncio foi feito pelos ministros das Relações Exteriores do Brasil, José Serra, e do Paraguai, embaixador Eladio Loizaga, após reunião de trabalho em Brasília, nesta quarta-feira (8).
Segundo Loizaga, a visita expressa o desejo de seguir aprofundando a relação entre as duas nações. “[A ponte] permitirá que tenhamos conexão interoceânica entre Atlântico e Pacífico, que sem dúvida trará benefícios para os usuários […]. Esse acordo, estamos seguros, servirá para desenvolver toda essa zona e ter maior competitividade em tudo que implica na produção, tanto do Brasil quanto do nosso país”, declarou.
Para Serra, o encontro mostra a importância do Paraguai para as relações exteriores brasileiras, algo que foi ressaltado na audiência entre o presidente em exercício Michel Temer e Loizaga, também nesta quarta-feira (8).
“As relações com o Paraguai, para nós, são centrais, fundamentais. Não apenas porque compartilhamos uma fronteira vasta ou porque 300 mil brasileiros vivem no Paraguai, mas também apontando para o futuro”, destacou.
Mercosul
A nova ponte internacional permitirá também a ligação rodoviária entre o porto de Santos, em São Paulo, e Iquique, em Antofagasta, no Chile, o que ampliará a conexão interna do Mercosul e do grupo com o resto do continente.
A visita do chanceler paraguaio ao Brasil faz parte de uma agenda de intensificação das relações com os países-membros do Mercosul, priorizada pela gestão do presidente interino, Michel Temer.
No fim de maio, o presidente da Argentina, Mauricio Macri, recebeu o ministro José Serra em Buenos Aires para a criação de um grupo de coordenação política entre as duas nações.
Agenda Bilateral
Os chanceleres também discutiram outros temas relevantes aos dois países, além de problemas que exigem esforço conjunto para a superação, como segurança das fronteiras e combate ao comércio ilegal, ao tráfico de drogas e de armas.
“Há o narcotráfico e o tráfico de armas, mas há também o tráfico ilegal de mercadorias. Este governo dará uma importância enorme a isso porque implica basicamente perda de empregos sem gerar receita tributária. É o pior que pode acontecer com uma mercadoria: não emprega e não rende impostos”, ressaltou Serra.
Além da integração física, a parceria comercial também será fortalecida, assegurou o ministro brasileiro. O Brasil é o segundo maior investidor no Paraguai, além de ser o principal destino das exportações paraguaias e também o principal fornecedor de produtos ao país. No ano passado, o intercâmbio bilateral entre os dois alcançou US$ 3,3 bilhões.
Encontro com Temer
Antes de se encontrar com Serra, o embaixador Loizaga fez uma visita de cortesia ao presidente interino Michel Temer. No encontro, o chanceler reafirmou a confiança do governo paraguaio na democracia brasileira.
O ministro e o presidente também frisaram a importância das relações bilaterais e intra-Mercosul e discutiram, especificamente, o interesse comum de intensificar ações de segurança e de integração produtiva na região de fronteira.
Veja a galeria de fotos da reunião entre Loizaga e Temer
Posted: 08 Jun 2016 04:02 PM PDT
Presidentes da Abigraf, da Federação das Indústrias do Estado do Paraná e da Federação Brasileira de Hospitais destacam a credibilidade da equipe econômica do governo Temer. Fotos: Carolina Antunes/PR
Presidentes da Abigraf, da Federação das Indústrias do Estado do Paraná e da Federação Brasileira de Hospitais destacam a credibilidade da equipe econômica do governo Temer. Fotos: Carolina Antunes/PR

O clima manifestado pelos mais de 200 empresários que se encontraram nesta quarta-feira (8) com o presidente interinoMichel Temer no Palácio do Planalto foi de confiança com a retomada do crescimento econômico do País. O Blog do Planalto conversou com alguns líderes empresariais que são também representantes de entidades setoriais.
Levi Ceregato, presidente da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf), afirmou que os empresários do setor estão “extremamente otimistas e com uma força interior muito grande para desenvolver esse País”. A Abigraf reúne 21 mil gráficas e emprega 210 mil trabalhadores.
De acordo com ele, a equipe econômica do novo governo sinaliza confiança para a iniciativa privada. “Nem o ministro [da Fazenda] e nem a equipe [econômica] vão ter que provar alguma coisa. São pessoas que já têm um passado de conhecimento com conteúdo técnico, científico e com credibilidade, que é o mais importante nesse momento”.
Já o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo, ressaltou a representatividade do grupo de empresários presentes.
“Atrás dessas 200 lideranças tem milhões de empregos sendo gerados. Tem empresas aqui que geram mais de 30 mil empregos diretos e mais de 150 mil indiretos. Então, a gente quis transmitir esse voto de confiança independente. O presidente está no caminho correto. E a gente está aqui para depositar essa confiança, viemos transmitir a ele que estamos caminhando juntos”.
O presidente da Federação Brasileira de Hospitais (FBH), Aramicy Pinto, compartilhou a mesma confiança. Segundo ele, os empresários de diversos setores presentes – comércio, indústria, saúde, entre outros –, vivem esse momento “depressivo” da economia, mas esse momento que se inicia com o governo do presidente Temer e este encontro empresarial trazem uma “injeção de confiança”:
“Vamos, se Deus quiser, conseguir sair dessa situação de insegurança e de falta de credibilidade. Eu acho que não poderia ter sido melhor para o Brasil a escolha dessa equipe de alto nível”, disse sobre a equipe econômica do novo governo. “O próprio presidente falou que, caso ele não permaneça, ela deveria permanecer para o bem de todos e felicidade geral da nação”.
Veja a galeria de fotos do Encontro com Líderes Empresariais

Nenhum comentário:

Postar um comentário