RDPoesias no Ar! - Lelival da Playlist RADIOJOVEM

Bem-vindo, e-mail é lenivalnunes@hotmail.com

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Do sertão é Noticia - Cultura - Por Iam Pontes

SINFÔNICA JOVEM REALIZA CONCERTO COM TRÊS REGENTES NESTA QUINTA-FEIRA.


A Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba realiza, nesta quinta-feira (16), o segundo concerto oficial da temporada 2016. Na apresentação desta semana, três regentes se revezam no palco. O experiente maestro Luiz Carlos Durier reveza a batuta com os jovens Daniel Berg e Alphonsos Silveira, alunos da classe de regência da UFPB e Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (EEMAN), respectivamente. O solista da noite é Zácaro Pinto Feitosa (trompete). O espetáculo começa às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. A entrada é gratuita.

O concerto começa com “Marcha em Ré Maior”, composta por Anton Bruckner (1824-1896), sob regência do jovem Daniel Berg. Na sequência, o programa traz “Sherzetto”, de Werner de Blaser (1959). A obra seguinte é “La Virgem de la Macarena”, composição de Bernardo Bautista Monterde (1880-1959), com arranjo original de Charles Koff, adaptação de Emanuel Barros e a participação do solista Zácaro Pinto Feitosa ao trompete.

A programação da noite inclui “Imagens de Zeebrugge / O Amanhecer / A Pesca Feliz”, de Willian Ostjin (1913-1993) sob regência do jovem Alphonsos Silveira. O repertório segue sob a batuta do maestro titular, Luiz Carlos Durier e a obra de Gustav Holst (1874-1934), “Somerset Rhapsody, Op. 21”. Para finalizar, a Orquestra Jovem tocará uma peça mais recente, de Samuel Krahenbuhl (1980), a “Sinfonieta N. 1”, dividida em ‘allegro moderato / andante / allegro’.

Daniel Berg, Jovem Regente - Daniel Berg é natural de Conceição, Paraíba. É formado em língua francesa pela Universidade Federal da Paraíba e, atualmente, é Bacharelando em Regência pela mesma Universidade. Estudou na UNIL Universidade de Lausanne-Suíça, onde formou um coral. Como maestro e solista se apresentou em cidades da Europa sobretudo em Zurique, Berna e Lausanne. Como professor de educação musical, leciona musicalização em escolas da Capital.
É regente de corais na Capital e no interior do Estado. Estudou regência com Henry Leck, Dr.Gary Packwood, Dr.Karl Nelson, Dra. Sara Lynn Baird, Samuel Kerr e Tom k. Atualmente estuda com o maestro Luiz Carlos Durier. 

Alphonsos Silveira, Jovem Regente - Começou os estudos na Sociedade Musical São Sebastião-Sabará/MG, Bacharel em Clarineta pela ESMU da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, na turma do professor Daniel Campos. Participou de masterclass com os Professores: Luis Rossi (Chile), Fernando José Silveira (Brasil), Amalia Del Giudice (Argentina), José Batista Jr. (Brasil), Gilson Thomé (Brasil), Yan Gao (China), Félix Alonso (Brasil), Nailor Proveta (Brasil), Pedro Paes (Brasil), Cristiano Alves (Brasil), Luís Antônio Eugênio Afonso “Montanha” (Brasil), Yura Resende (Brasil), Joel Barbosa (UFBA) e Antonelo Pellegrini (Itália), Walter Alves de Souza (Brasil).
Participante das oficinas de regência banda, orquestra e coral com os professores Dario Sotelo Calvo, Marcio Miranda, Charles Roussin. Vencedor do concurso de solista de 2009 em clarineta da Orquestra Sinfônica da UEMG, vencedor do IX Jovem Músico BDMG, 2008. Já foi Maestro da Sociedade Musical e Cultural Santa Lúcia -  Sabará e Retreta Lira de Santo Antônio - Tapera/Conceição do Mato Dentro.
Foi professor de Clarineta da Escola de Música de Nova Lima e outras em Minas Gerais e clarinetista da Orquestra Opus, já se apresentou com artistas como: Fafá de Belém, Milton Nascimento, Daniela Mercury e Flavio Venturini. Foi coordenador do Instituto Orquestra Sabará e do Projeto “Novos Rumos da Lira da Paz” e clarinetista de muitas bandas de música do seu estado natal. Atualmente é clarinetista da Orquestra Sinfônica da Paraíba e da Banda Cinco de Agosto (João Pessoa/PB). Estuda regência com o maestro Luiz Carlos Durier na EEMAN.


Zácaro Pinto Feitosa, trompete -  Zácaro Pinto Feitosa, natural de Itaporanga/Paraíba, iniciou seus estudos musicais aos cinco anos de idade no Instituto Educacional Santa Mônica tocando corneta e percussão. Aos sete anos, incentivado pelo seu avô Heleno Feitosa Costa, deu início ao estudo do trompete na Filarmônica Cônego Manuel Firmino, sob a direção do maestro e professor Francisco Pereira de Sousa (Dedê). Ainda em sua cidade natal teve aulas com os professores Geraldo Araújo, Waldemar Olegário e com o Maestro Edmilson Pinto, atuando também na Orquestra Edmilson e Sua Gente.
 Em João Pessoa, estudou no Curso de Extensão da Universidade Federal da Paraíba nas classes do professor Dr. Ayrton Benck e do professor Dr. Gláucio Xavier. Em 2008 iniciou o curso de Bacharelado em Música em Práticas Interpretativas, com habilitação em Trompete da UFPB, na classe do Professor Dr. Ayrton Benck.
Desde 2005, participa da Banda Sinfônica José Siqueira sob a regência do maestro Sandoval Moreno, Big Band Parahyba Pop, com o maestro Rogério Borges. Atualmente é primeiro trompete da Banda Municipal Cinco de Agosto. Outros trabalhos de destaque: Músico Trompetista no Forró Fest, da Big Band Rotary Club e da Metalúrgica Filipéia e Orquestra Sanhauá. Desde 2008 participa da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, vindo a ocupar o cargo de primeiro trompete. Neste mesmo ano ingressou também na Orquestra Sinfônica da Paraíba, onde permaneceu por dois anos sob a regência do Maestro Marcos Arakaki. Já atuou como solista da OSPB JOVEM, OSPB, Banda Cinco de Agosto, Big Band Rubacão Jazz e Banda Sinfônica José Siqueira. Participou de master classes com trompetistas como Charles Schlueter, Nailson Simões, Kirk Trevor, Joatan Nascimento, Heinz Karl Schwebel, Flávio Gabriel, Cícero Cordão, Paulo Honk, Anor Luciano e David Spencer.
Participou do Encontro Nordestino de Metais realizado em João Pessoa; Festival de Música Carnavalesca; Evento Música e Performance da UFPB; do 33º Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília; do II Festival Internacional de Música de Campina Grande; do Festival Painéis Funarte de Bandas de Música. Sua atuação pedagógica como professor do Projeto PRIMA e professor convidado do I Encontro Internacional de Trompetes UBIRANI.
Em 2015 ingressou na Big Band Rubacão Jazz; no Quinteto de Metais Tabajara; Participou de shows, concertos, gravações de CD’S e DVD’s com grupos, maestros e artistas com destaque para, Alceu Valença, Alcimar Monteiro, Ângela Ro Ro, Capim Cubano, Chico César, Costinha, Dominguinhos, Ermelinda, Fafá de Belém, Filarmônica de Cruzeta, Flávio José, Gilvando Azeitona, Jorge de Autinho, Maestro Isaac Karabtchevsk, Maestro Duda, Maestro Chiquito, Marcelo Vilor, Marciel Melo, Pinto do Acordeon, Sivuca, Valdones, Xisto Medeiros e Zélia Duncan.

Luiz Carlos Durier – Regente - Natural de João Pessoa, Paraíba, Luiz Carlos Durier é o regente titular da OSPB Jovem há 17 anos. Seu trabalho direcionado para jovens músicos em formação tem reconhecimento em todo o Brasil. As suas interpretações produzem sempre sucesso de público e crítica. Sob sua batuta já se tornou tradição a Jovem apresentar estreias mundiais com excelente qualidade técnica e artística. Em setembro de 2013 foi nomeado diretor artístico e regente titular da OSPB.
Na UFPB concluiu o ensino superior de música nos cursos de Licenciatura e Bacharelado. Desde que chegou a Escola de Música Anthenor Navarro – EMAN, em 1991, lidera atividades de educação musical ensinando: Musicalização, Viola e Música de Câmara e Regência. Participou das XIX e XX Semana da Música da UFRN como professor da classe de regência. Na UEPB está realizando o Curso de Especiação Em Fundamentos da Educação – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares.
Como regente convidado conduziu a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, Orquestra Sinfônica do Estado de Sergipe, Orquestra Sinfônica da UFRN e Orquestra Criança Cidadã do Recife. Regeu a Orquestra de Cordas da 29ª e 30ª Oficina de Música de Curitiba. Na sua formação como regente foi aluno de Wolfgang Groth, Nelson Nuremberg e Guilhermo Scarabino. Desde 2005 estuda com o maestro Osvaldo Ferreira. Participou de Master Class com os maestros Kurt Masur e, recentemente, com Dante Anzolini. Ainda teve como mestres o maestro José Siqueira, José Alberto Kaplan, Iara Bernette, Violeta de Gainza, Guilhermo Campos e Horácio Schafer.
Conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marines e sua Gente, do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Tem acompanhado com frequência artistas populares com a OSPB e OSPB Jovem em grandes concertos populares, tais como: Ângela Ro Ro, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione "Marrom", Toninho Ferragutti, Geraldo Azevedo, Dominguinhos e Zélia Duncan, sempre com grande sucesso de público e crítica. No ano de 2012 recebeu a Comenda de Honra ao Mérito, pelo brilhante desempenho profissional frente à OSPB.

Serviço:
Orquestra Sinfonica Jovem da Paraíba – 2º Concerto Oficial de 2016
Regência: Luiz Carlos Durier (maestro titular) / Daniel Berg (jovem regente) e Alphonsos Silveira (jovem regente)
Solista: Zácaro Pinto Feitosa (trompete)
Data: quinta-feira (16)
Hora: 20h30
Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira, Espaço Cultural José Lins do Rego
Entrada: gratuita


PRÓXIMOS CONCERTOS:
OSPB – 07 de julho de 2016
OSJPB – 21 de julho de 2016
OSPB e OSJPB – 05 de agosto de 2016


Fonte: ASCOM-Secretaria de Estado da Comunicação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário