RDPoesias no Ar! - Lelival da Playlist RADIOJOVEM

Bem-vindo, e-mail é lenivalnunes@hotmail.com

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Memorial Frei Marcelino - Por Josivam Alves


· 
Memorial Frei Marcelino
Por Josivam Alves
Acontece neste sábado, 4 de junho, às 17h30, solenidade de inauguração do Memorial Frei Marcelino de Santana. Fica anexo ao Colégio Técnico Dom Vital. Depois, palestra proferida pelo promotor de Justiça Dr. Paulo Barbosa de Almeida, ex-aluno do colégio.
Trata-se de monumento de honra ao mérito em homenagem ao maior educador de Catolé do Rocha e da região, em todos os tempos. É o reconhecimento de extensa folha de serviços prestados por Frei Marcelino ao povo catoleense.
A história de Catolé do Rocha está dividida em dois momentos: antes e depois de Frei Marcelino. A partir de sua chegada, a educação em Catolé do Rocha passou por verdadeira revolução. Ele mudou paradigmas e apontou na direção de novos horizontes.
No âmbito da educação, Frei Marcelino é para Catolé do Rocha, assim como Vygotsky e Piaget são para a Europa, Emília Ferreiro é para a América Latina, Paulo Freire e Anísio Teixeira são para o Brasil. Eles pensam a educação como meio de transformação do ser humano.
Frei Marcelino é um revolucionário da educação.
Por isso, não é à toa que o Colégio Técnico Dom Vital, por iniciativa de seu fundador, faz uso, acima de seu portal de entrada, da célebre frase: Aqui se aprende para a vida! Isso significa prática educativa voltada para construção de nova consciência e formação de um sujeito que aprenda a pensar.
Preocupado com o futuro, Frei Marcelino sente, através de suas reflexões, que a educação é determinante para definir o destino da juventude catoleense. É o único caminho a ser seguido para que o jovem passe a ter uma nova visão de mundo e mude sua própria vida.
Hoje, muitos de nossa região, que brilham pelo mundo afora, tiveram o Colégio Técnico Dom Vital como ponto de partida. São médicos, engenheiros, advogados, professores. Sem Frei Marcelino, em Catolé do Rocha, provavelmente alguns não teriam vencido na vida.
O legado de Frei Marcelino é árvore frondosa que continua a dar frutos. É resultado de boa semente, plantada e germinada com sucesso, por ter sido cultivada com mãos abençoadas pelo poder da dedicação e da fé.
O nome de Frei Marcelino nunca será apagado dos anais da história catoleense. Permanecerá, sim, cravado, eternamente, com letras garrafais, nas páginas da posteridade.
02/06/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário