RDPoesias no Ar! - Lelival da Playlist RADIOJOVEM

Bem-vindo, e-mail é lenivalnunes@hotmail.com

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Pode ser generoso, o idoso? - Por Humberto Pinho da Silva

PODE SER GENEROSO, O IDOSO?



Por Humberto Pinho da Silva


Li, já lá vão uns bons pares de anos, que certo industrial, lá para os lados de Coimbra, já idoso, e sem herdeiros forçados, resolveu oferecer um automóvel, a cada operário, da sua empresa.
A proeza foi muito louvada, e o industrial, declarou à imprensa, que chegara a velho, rico e feliz, graças ao trabalho e dedicação dos trabalhadores.
Era tempo de premiar, já que possuía bens suficientes para o fazer.
Enganara-se o homem. O gesto de generosidade, foi levado como caducidade, e os parentes trataram de o interditar.
Amigo meu, contou-me, que certa senhora, sua conhecida, tinha por hábito auxiliar várias instituições de caridade.
Todos os anos, pelo Natal, enviava cheques bancários, com determinada quantia. Dinheiro que furtava, durante o ano, economizando. Era espécie de renúncia anual, do mesmo jeito, que muitos católicos praticam na época da Quaresma
Ora, ao perfazer oitenta anos, os filhos realizaram festinha, e convidaram amigas de infância, da mãe.
Durante o aniversário, esta, entusiasmada, declarou: que ia agradecer a longevidade, ofertando determinada quantia, para divulgar o Evangelho.
Não caiu bem, aos ouvidos dos filhos, a prodigalidade materna, e como não conseguiram demove-la, nem passar-lhes procuração, resolveram interdita-la, retirando-lhe a gestão dos bens.
Chego a pensar, que na idade avançada, mesmo quando o espírito está lúcido, corre-se o perigo de ficar sem o direito de ser generoso! …
A generosidade, as doações, são, quantas vezes, considerados gestos de esbanjamento, e má gestão.
Pena é, que o mesmo não se passe na política: interditando todo aquele, que por incompetência ou desvario, leve o país à ruína, obrigando os cidadãos, que não quiseram emigrar, a pagar o desgoverno.
Dizia-me, com graça, amigo, já falecido: os que emigram, ou de dupla nacionalidade, não deviam ter direito a voto: porque escolhem os governantes, mas não sofrem as consequências da escolha…

Nunca me tinha lembrado disso! …

Nenhum comentário:

Postar um comentário