RDPoesias no Ar! - Lelival da Playlist RADIOJOVEM

Bem-vindo, e-mail é lenivalnunes@hotmail.com

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Arione Diniz

Josivam Alves

Embora seja um dos maiores empresários do país, cuja agenda é bastante concorrida (constando de compromissos nacionais e até internacionais), continua sempre muito identificado com suas raízes. Traz no DNA das origens o amor profundo pelo torrão natal. O berço aconchegante que lhe massageia o ego, e que se lhe apresenta como a menina dos olhos, nada mais é do que o sítio Mendonça, encravado na zona rural de Catolé do Rocha, sertão paraibano.

Mesmo preocupado, na qualidade de proprietário de um complexo empresarial, denominado Óticas Diniz, com faturamento superior a 300 milhões de reais/ano, liderança de mercado em 24 dos 26 estados brasileiros, com mais de 500 lojas, o maior do ramo em todo o Brasil (a loja de Catolé do Rocha é a de nº 500), faz de tudo para administrar bem o tempo. E quando tem espaço, a grande prioridade é partir para o Mendonça a bordo de seu helicóptero.

No entanto, para que haja condição de chegar mais rápido, preparam-se os ultimatos para a construção de um aeroporto mais moderno em Catolé do Rocha (no aeroporto atual somente aterrissam aeronaves a hélice). A intenção é provê-lo de infraestrutura necessária para que nos próximos dias possa aterrissar em seu jatinho particular. Ultimamente o jato tem ficado em Mossoró, de onde se desloca de helicóptero até o Mendonça.

É o reencontro com o cenário e com as personagens que povoaram as páginas do seu passado, que faz Arione estampar no rosto o sorriso da felicidade. Esse contato lhe dá bem-estar e resgata a época em que convivia com os pais e demais familiares. Era menino de calças curtas que, ao lado dos irmãos, peregrinava a pé pelas veredas, caminhos e estradas do Mendonça. Era a caça a passarinhos, às vezes em busca de água na cacimba, outras, a acompanhar o pai na direção do roçado ou de algum açude da região para pescar. “No caminho da volta ninguém se perde”.  “O bom filho a casa torna”.

Em virtude do carinho que sempre teve à sua terra, faz questão de estendê-lo à circunvizinhança. Há que se reconhecer o fato de valorizar, prestigiar e participar dos eventos que acontecem, não só no Mendonça, mas em Catolé do Rocha e nas cidades adjacentes. Prova disso é sua presença nos grandes carnavais de Catolé, nas festividades juninas de Riacho dos Cavalos, nas festas de emancipação política de Brejo dos Santos e de Bom Sucesso, nos desfiles de trios elétricos em São Bento.

 O grupo Óticas Diniz tem convicção da importância dos grandes eventos. Entende-os como estratégia para dar expansão a sua marca. Além disso, usa nomes de peso no trabalho de marketing, tendo como um dos trunfos de suas campanhas, a modelo e apresentadora Ana Hickmann.  Só para realçar, já foi patrocinador de um mega-evento esportivo, como o campeonato paulista de futebol. Sua logomarca estampada no centro do gramado, em todos os estádios de futebol do estado de São Paulo, onde ocorreram os jogos, e para onde se dirigiam todos os holofotes e câmeras de televisão.

 Por isso, certa vez, não faz muito tempo, em nome do interesse da municipalidade catoleense e da Óticas Diniz, tomamos a decisão de ter um encontro com o empresário Arione Diniz.  As intenções seriam claras: estabelecer uma parceria entre os dois segmentos. Prefeitura Municipal e Óticas Diniz marchariam de mãos dadas, ao lado de outros patrocinadores, para a realização do maior carnaval do sertão, na Praça do Povo.

Como havia sido programado em reunião na própria Secretaria de Cultura, fomos ao sítio Mendonça. Chegamos ao local do encontro às 5 da tarde. Procuramos informações que nos foram repassadas por um rapaz alto, magro, cabelos castanhos, olhos quase verdes, trajando bermuda jeans, camiseta escura, tênis e boné branco.

 Disse-nos que Arione se encontrava de barco na parte mais distante da represa do açude. Estaria percorrendo suas margens e ancorando em algumas ilhas que haviam surgido com a descida do nível das águas. Seria uma espécie de pequena expedição de reconhecimento dos acidentes geográficos e da área banhada pela bacia daquele manancial. Trata-se do maior reservatório particular do estado. 

O sol já começava a esconder-se por detrás das montanhas. Era o prenúncio do final do dia.  A penumbra do entardecer anunciava que em alguns minutos o manto negro da noite cobriria as terras do Mendonça. Estariam guardadas e protegidas pelas mãos de Deus no sussurro discreto de misterioso silêncio.

A coruja sertaneja em pequenos voos já pousava em pontos diferentes do tabuleiro. O pássaro pescador, com eficiente aerodinâmica, batia asa parado no espaço, acima da parte mais profunda do açude, talvez na tentativa de pegar o último peixe do dia. Esforço em vão. Não mais havia claridade para que, batendo asas, gerasse na água sombra em movimento e pudesse enganar o peixe. Desiludido, o velho pescador desiste da empreitada, voa e vai pousar sobre o ponto mais alto do teto da casa flutuante.

Dois tetéus passeavam livremente, de papo e peito estufados, sobre a parede do açude. Emitiam sinais de alerta, como se a área estivesse sob perigo. Pareciam sentinelas que vigiavam sem trégua um grande tesouro. Não há dúvida de que água em abundância em pleno sertão representa um oásis no deserto.

A tilápia dá cambalhotas na superfície da água, ainda aquecida pelo calor do dia. O mergulhão penetra água abaixo, mas de repente volta e fica à cata de pequenos insetos para degustá-los na refeição da tarde. Na margem do lado norte, galinhas d’água e marrecos grasnam e batem asas sem parar. É como se estivessem numa grande festa, cujo cenário é a própria natureza. A jaçanã, o socó e a garça frequentam os locais de menor profundidade. Engolem minhocas, piabas, cascudos, caçotes...

Agora restavam os últimos clarões do dia. O espelho d’água do açude ainda refletia o perfil de quem ficasse à sua margem. De onde estávamos (ponto de início da passarela da casa flutuante), vimos dois homens de barco nas águas de cima, lá para as bandas fronteiriças do major Marinete. Tinham suas imagens projetadas no fundo do panorama. Era o campo aberto e ainda um pouco claro, construído no infinito, a oeste, pelos últimos raios de sol. Criava-se bela moldura. O retrato daqueles navegantes sentados no barco era pintado com a tinta do tempo pelas mãos gloriosas do grande arquiteto do universo.

Enfim, os dois homens em terra firme, ancorados à margem do lado sul. Eram Arione e o irmão Aécio. Apearam-se. Vieram ter conosco. Cumprimentaram-nos amistosamente, de forma bastante receptiva. Deram-nos votos de boas-vindas e recomendações de que ficássemos à vontade.

Arione, com enorme chapéu de palha na cabeça (tipo sombreiro mexicano), camisa de mangas curtas, calção amarelo, sandálias havaianas, braços bronzeados pelo sol causticante do sertão, olhava na direção do horizonte e erguia a cabeça aos céus. Lamentava a falta de chuva e o fato de que o açude desde que foi concluído ainda não havia sangrado.

Lembrou dos tempos idos quando trabalhava na roça com seu pai, que já dizia da grande dificuldade de chover em nossa região. A seca sempre foi grande preocupação.  Por isso, fica difícil os reservatórios tomarem água plenamente. O açude, construído por Arione, tem capacidade para 18 milhões de metros cúbicos. Hoje, há muito espaço vazio, principalmente depois do estio prolongado dos dois últimos anos.

Após dois dedos de conversa e alguns informes acerca da situação do tempo, o empresário nos convidou à casa grande. Em lá chegando, muitas mesas e cadeiras espalhadas no espaço do enorme alpendre. Ao lado, uma grande mesa redonda, em torno da qual quatro homens atracados em um disputadíssimo jogo de cartas. Sueca? Não me recordo! Talvez o jogo das nove, um pacará, um pé-duro...

Ao sentar-se, estirar pernas e pés, em consequência do cansaço pelo dia enfadonho, Arione pediu, por obséquio, a d. Isaura de Nicó, ocupada nos afazeres da cozinha, que nos trouxesse água, café e algum aperitivo. Sobre o balcão que dá acesso à grande cozinha da casa, pegou da carteira de cigarros e do isqueiro e acendeu um free, e com o tablet em mãos, conectado à internet, começou a acessar informações geradas em diversas partes do país.

Ao tempo em que a conversa ia se prolongando, as mulheres na cozinha davam os últimos retoques no jantar. Via-se do grande alpendre toda a movimentação ao redor da mesa gigante. O jogo de baralho na mesa redonda não dava trégua. Uns ganhavam, outros perdiam. Quando alguém puxava a carta da vez, quem sabe, um coringa, os demais lamentavam.

A equipe mestre-cuca, habituada à culinária, não se demorou muito. D. Isaura sai à porta, põe as duas mãos sobre o balcão da saída e convida-nos para a mesa. Mesa farta, comida pra todo mundo e pra mais gente se lá chegasse.

Após o jantar ficamos à mesa a conversar. Arione lembrava o grande destaque que a imprensa brasileira lhe havia dado. Trouxe-nos um exemplar da Revista Exame, de circulação nacional, edição de 21 de setembro de 2011 (inclusive me ofertou como cortesia, e que guardo em minha estante com muita honra).

 A referida revista apresenta reportagem especial (da página 152 a 154), que destaca a criatividade do empresário catoleense, no ramo de ótica. Merece destaque o seguinte trecho: “O curioso jeito de fazer negócios e de atrair clientes do paraibano Arione Diniz, que transformou uma loja no Maranhão na maior rede de óticas do país”.


Catolé do Rocha, 1º de novembro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário